NOSSA

HISTÓRIA

Inovando no setor público desde 2016.

Foram muitos os degraus que nos fizeram chegar até aqui.

O Laboratório de Inovação em Políticas Públicas (LAB.ipp), originalmente Laboratório de Políticas Públicas da FGV (LABFGV), surgiu em 2016 com a partir da criatividade, preocupação e desejo de mudança dos alunos Fernanda Almeida, Harllos Arthur e Pedro Costa. É importante frisarmos que o Laboratório é inteiramente de iniciativa discente, sem qualquer vinculação formal com a instituição que nos abriga.

Em 2016, realizamos a  Conferência Desafio Brasil: Construindo o Brasil Digital , um espaço para discussão e elaboração de uma agenda para um Brasil Digital, nas áreas de governo digital, economia digital e educação na era da internet. Ao todo, tivemos mais de 600 inscrições para os painéis e 80 profissionais de 36 instituições nos grupos de trabalho, como MCTIC, Ministério do Planejamento, MEC, Enap, CIEB, Fundação Lemann e CLP. Promovemos também um programa de bolsas, com mais de 700 inscrições de todo o Brasil, no qual foram selecionados três jovens para apresentarem seus projetos na Conferência.

Conferência Desafio Brasil 2016

Para pensar o futuro do Brasil

A Conferência Desafio Brasil foi organizada pelo LAB com apoio da FGV Direito-Rio no dia 18 de novembro de 2016. A Desafio Brasil contou com grandes nomes que discutiram a construção de um Brasil Digital.
 

1 / 2

Please reload

Em 2017, tivemos a oportunidade de elaborar a disciplina  Políticas Públicas: Teoria, Evidência e Prática  na FGV Direito Rio, ministrada pelo nosso professor conselheiro, Felipe Oriá.  Com o objetivo de unir teoria, evidência e prática na concepção, desenho e implementação de políticas públicas em diferentes áreas, a disciplina proporcionou aos alunos interação com diversos profissionais dedicados à entrega de serviços públicos.

A participação de gestores e atuantes da administração pública nas aulas nos levou a criar o Desafio Brasil +:

Desafio Brasil +

Daniel Vargas: É possível pensar inovação na política?

O Desafio Brasil + é um projeto de extensão da Conferência Desafio Brasil no qual convidamos especialistas em diversas áreas da gestão pública para debater sobre inovação e aprimoramento das políticas públicas no país.

1 / 2

Please reload

Em 2018, nossos membros e fellows desenvolveram  D.O. Liberto , uma plataforma gratuita em código aberto para a produção de Diários Oficiais digitais e transparentes. O objetivo foi possibilitar a qualquer prefeitura do país a implantação de um sistema moderno de Diário Oficial com custo zero. O código do sistema é livre, o que permite a qualquer pessoa personalizar o D.O. Liberto para os seus fins, e também contribuir melhorias para o sistema.

Iniciamos nossa  coluna no Politize! , na qual nossos membros têm a oportunidade de escrever sobre temas de inovação e políticas públicas. Participamos também ativamente da promoção da democracia na FGV, organizando o evento Sabatinas Eleições 2018, ouvindo dos alunos os temas de maior preocupação para o governo do estado e questionando os candidatos.

Encerramos também outro de nossos projetos. O Consulta Pública 2.0   foi nosso projeto de engajamento e análise da participação da sociedade civil nas decisões do Legislativo. Elaboramos um relatório das contribuições dos usuários no PL da Eficiência (PL 7843/17). O projeto de lei, envolve temas como transparência, abertura de dados e inclusive propõe a institucionalização de Laboratórios de Inovação nos órgãos da Administração Pública. A consulta foi realizada através da plataforma WikiLegis: o 2.0 representa a era do compartilhamento e da participação através da internet. Após a análise das contribuições nesse PL, decidimos também colaborar com a própria plataforma WikiLegis na identificação de problemas e sugerindo propostas para a melhoria da experiência dos usuários nesse movimento de aprimoramento da democracia. 

Em 2019, nossos membros promoveram um evento para repensar nossas cidades. Durante três dias, aconteceu o  Cidades Funcionais, a Sociedade Como Vetor de Mudança.  Em parceria com a Liga de Políticas Públicas da PUC-Rio e a Fábrica de Startups Brasil, entre os dias 29 e 31 de outubro, chamamos especialistas e acadêmicos para discutir alguns dos muitos problemas vistos nelas, ao mesmo tempo que convidamos startups que trabalham para resolvê-los de forma inovadora. Nessa semana, debatemos assuntos como segurança pública, meio ambiente, saneamento básico e educação, com grandes especialistas nos temas no cenário brasileiros, e enchemos os auditórios com centenas de espectadores.

Além disso, visando a dar continuidade a seus trabalhos que experimentam novas formulações em políticas públicas no Brasil, deu-se início ao projeto de Governança dos Órgãos Reguladores de Educação . Orientados pelo professor da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Emmanuel Ragazzo, o grupo voltou-se para a pesquisa da educação básica no estado fluminense. Com membros de Economia, Direito, Matemática Aplicada e Ciências Sociais, o projeto debateu questões teóricas, levantou dados e avaliou instrumentos regulatórios. 

 

Por fim, na pauta de governo aberto, participamos do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil, criado pela Controladoria Geral da União, para o monitoramento dos compromissos do 4º Plano Nacional de Governo Aberto. Acompanhamos o cumprimento das metas dos compromissos de Inovação e Governo Aberto na Ciência e Transparência do Processo Legislativo, firmados no 4º Plano de Ação Nacional. Assim, nossos membros participaram ativamente das reuniões de controle, fiscalizaram os agentes envolvidos e propuseram melhorias no processo. Em 2020, participaremos da elaboração do 5º Plano, contribuindo para a construção de um governo mais transparente e participativo.
  

LAB

LABORATÓRIO DE

INOVAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

FALE CONOSCO

ONDE ESTAMOS

Praia de Botafogo, 190

Botafogo - Rio de Janeiro, RJ
CEP 22250-900​

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco